The Chaparro Shadow

The Chaparro Shadow.

domingo, outubro 01, 2006

Alterações nos descontos para a ADSE


O Governo quer aumentar a contribuição de 1% para 1,5% do salário. E prevê também que os pensionistas da função pública passem a contribuir para a ADSE, na proporção de 1% das suas reformas, desde que sejam iguais ou superiores a 1,5 salários mínimos. Estas duas situações permitirão um encaixe ao estado de 104 milhões de Euros.
.
O ministro das Finanças, Teixeira dos Santos, considera injusto que todos os portugueses estejam a pagar o sistema de saúde especial dos funcionários públicos, que em 2005 registou um défice de 763 milhões de euros.Contudo, para o presidente do PSD, a política do Governo "é errada, injusta e inaceitável". "O Governo passa a vida a dizer que não vai haver mais aumentos de impostos e, depois, todos os dias faz o contrário do que promete", acusou.Segundo Luís Marques Mendes, o Executivo socialista liderado por José Sócrates "aumenta contribuições, aumenta taxas e aumenta impostos, em vez de fazer o que deveria fazer, ou seja, combater a sério a despesa de funcionamento do aparelho do Estado".
.
Sabendo que a inflacção já começou a subir e anda na casa dos 3%, este encargo vem diminuir o salário disponível de uma grande percentagem de portugueses. Sabendo que situações semelhantes estão a ser tomadas em empresas privadas, vemos cada vez mais afastarem-se os nossos vizinhos da UE.
.
Agora que o cinto não para de apertar, fica a questão: qual será a próxima medida?
(fontes: Sol, Jornal de Notícias e Público)