The Chaparro Shadow

The Chaparro Shadow.

segunda-feira, maio 26, 2008

Park Guel - Barcelona



O Park Güel foi projectado por Gaudi mesmo no início do século XX, a pedido de Güel. A idéia era a construção de uma verdadeira cidade-jardim de luxo ao estilo inglês (daí o nome park), longe do ruído da cidade. No entanto apenas se conseguiu vender uma casa e o projecto parou. O parque foi doado pela família Güel ao Ayuntamiento em 1923 e desde então é propriedade municipal e parque público, único em todo o mundo.


As casas dentro do parque, segundo se diz, foram inspiradas no conto de Hansel e Gretel. Numa dessas casas, chegou a viver Gaudi e agora está transformada na casa-museu do mestre.




Passados estes edifícios encontramos a fonte do dragão e mais à frente uma maravilhosa praça onde se pode desfrutar do sol e dos magníficos bancos decorados com pedaços de azulejos, de garrafas e pratos.





Outra parte deste parque digna de destaque são as mágnificas ondas que nos dão uma espectacular ilusão de óptica (apenas se vêem vagamente na 2ª fotografia). Este parque obra de Gaudi mais integrada na natureza, que foi sempre a sua principal fonte de inspiração.