The Chaparro Shadow

The Chaparro Shadow.

quinta-feira, outubro 19, 2006

Vale a pena tentar



Vamos mudar de tema....já chega de futebol!

Neuróbica, é uma nova forma de exercício cerebral projetada para manter o cérebro ágil e saudável, criando novos e diferentes padrões de atividades dos neurônios em seu cérebro. Esse exercício aumenta a saúde geral do cérebro, durante o percurso da vida e enquanto se envelhece. Os autores desta descoberta, foram Lawrence Katz e Manning Rubin (2000).

Eles esclarecem que o programa de exercícios oferece ao cérebro experiências fora da rotina ou inesperadas, usando várias combinações dos sentidos - visão, olfato, tato, paladar e audição -, além do "sentido" emocional. Estimula padrões de atividade neural que cria mais conexões entre diferentes áreas do cérebro e faz com que as células nervosas produzam nutrientes naturais do cérebro, as neurotrofinas

Cerca de 80% do nosso dia-a-dia é ocupado por rotinas que, apesar de terem a vantagem de reduzir o esforço intelectual, escondem um efeito perverso: limitam o cérebro. Para contrariar essa tendência, é necessário praticar exercícios "cerebrais".O desafio da NEURÓBICA é fazer tudo aquilo que contraria as rotinas, obrigando o cérebro a um trabalho adicional, como por exemplo: use o relógio de pulso no braço direito; escove os dentes com a mão contrária da do costume; ande pela casa de trás para frente; vista-se de olhos fechados; estimule o paladar, coma coisas diferentes; veja fotos de cabeça para baixo; veja as horas num espelho; faça um novo caminho para ir para o trabalho.

Vale a pena começar a tentar.