The Chaparro Shadow

The Chaparro Shadow.

segunda-feira, setembro 29, 2008

Paulson de Joelhos



O secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Henry Paulson, mostrou (26/9/2008) o seu desespero perante o fracasso das conversações entre o presidente Bush, os dois candidatos à presidência dos EUA (McCain e Obama) e os líderes dos dois partidos no Congresso dos Estados Unidos, tendo chegado a ajoelhar-se perante a líder dos congressistas democratas, Nancy Pelosi, para lhe pedir que não bloqueie o plano de salvamento do sector financeiro norte-americano.

A reunião na Casa Branca degenerou numa forte discussão verbal."Se o dinheiro não for libertado, tudo pode ir abaixo", terá dito o presidente Bush, ao ver o plano de salvamento desfazer-se perante os seus olhos. Após o colapso das conversações, o secretário do Tesouro ajoelhou-se perante a líder dos Democratas na Casa de Representantes, para lhe pedir para "não destruir" as negociações.

"Não sabia que era católico", respondeu Pelosi, tendo em conta o ajoelhar de Paulson, acrescentando que "não sou eu que estou a estragar isto, são os Republicanos."

Já o senador Democrata Christopher Dodd, presidente do Comité Bancário do Senado, denunciou a sessão como sendo apenas "um plano de salvamento" para o candidato do Partido Republicano à Casa Branca, John McCain, e classificou o encontro como uma perda de tempo.

Os especialistas notam também que o estatuto fragilizado do Presidente Bush, bem como a sua mão pesada no tratamento dos legisladores do seu próprio partido nos últimos sete anos, está agora a ter um efeito contraproducente, com os congressistas republicanos a considerarem que o presidente está a "tentar destruir a Constituição" ao comprometer o Governo Federal com uma intervenção massiva no sistema financeiro.

Entretanto no mesmo dia o Washington Mutual (WAMU), o maior banco comercial dos Estados Unidos, apresentou falência, sendo comprado de imediato pelo JP Morgan Chase.

Resta saber quem está de joelhos, se é o Secretário do Tesouro ou se é economia americana.