The Chaparro Shadow

The Chaparro Shadow.

domingo, agosto 31, 2008

Prepara-se a Chegada do Tridente


Vários concursos públicos para obras relacionadas com os novos submarinos na Base Naval de Lisboa (Alfeite), no valor de 9,55 milhões de euros foram nas últimas semanas anunciados na imprensa portuguesa. Estas obras terão um prazo de 365 dias (o que coincide com a data aproximada para entrega do primeiro submarino- Tridente).

A 07 de Agosto, a Unidade de Apoio às Instalações Centrais de Marinha, anunciou outro concurso público para fornecimento e instalação de sistema de controlo de acessos, num contrato de valor estimado em 150 mil euros.

A Marinha ainda a 07 de Agosto anunciou um concurso para a aquisição de uma grua hidráulica telescópica com capacidade para oito toneladas, esta aquisição sem relação directa com a Esquadrilha de Submarinos.

Estão ainda previstos concursos para a remodelação da rede de abastecimento de energia eléctrica para a Esquadrilha de Submarinos, adaptação e reparação do Cais 6 na Base Naval de Lisboa, e remodelação das instalações da Esquadrilha de Submarinos.

Em 2009, serão efectuadas dragagens que se destinarão a repor as cotas de operação dos meios navais. Está prevista a dragagem da Base Naval de Lisboa e do Canal do Alfeite, operação que será efectuada à "cota -8,0 metros ao Zero Hidrográfico". Note-se que os submarinos 209PN, o tipo do submarino Tridente, têm um calado médio à superfície de 6,6 metros.

As adaptações entretanto já efectuadas no Arsenal do Alfeite correram por conta do Contrato de Contrapartidas, tendo sido fornecido equipamento e adaptadas diversas oficinas.
Na foto: os velhinhos Delfim e Barracuda ancorados na Base Naval de Lisboa.