Madoff- Uma Dona Branca à Americana
Bancos britânicos, suíços, italianos, espanhóis, franceses e japoneses revelaram, esta segunda-feira, ter investimentos nos fundos Madoff, num total de milhares de milhões de dólares.
O último a anunciar possíveis perdas com a fraude foi o banco holandês Fortis, que admite perder cerca de mil milhões de euros nesta gigante burla financeira.
Também o Dexia anunciou ter perdido mais de 85 mil milhões de euros, sendo que os clientes mais ricos do banco franco-belga poderão ser lesados em 78 milhões de euros.
No total, os bancos europeus enfrentam perdas superiores a 12 mil milhões de euros, com a maior fatia a pertencer aos pequenos bancos privados da Suiça, que podem ter sido lesados em cinco mil milhões de euros.
Na vizinha Espanha, as perdas rondam os quase 2500 milhões de euros, sendo que nove fundos de pensão e três seguradoras estão também expostas à fraude.
Das instituições que estão no mercado português, só o grupo Santander revelou ter exposição directa e de clientes a fundos de Bernard Madoff. O banco admitiu ter investido 17 milhões de euros em produtos Madoff.
A exposição do sistema bancário português a esta fraude está ainda a ser avaliada pelo Banco de Portugal e pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).
Bernard Madoff, antigo presidente do Nasdaq, é acusado de uma das maiores fraudes financeiras de sempre nos Estados Unidos, nomeadamente um roubo de pelo menos 50 mil milhões de dólares, que está a infectar uma série de bancos a nível global.
Numa economia já frágil em que os governos de todo o mundo fazem das tripas coração para recuperar as economias já debilitadas, eis que se desvenda um dos maiores crimes de "colarinho branco" dos últimos tempos. Haja pachora!!!
<< Home