The Chaparro Shadow

The Chaparro Shadow.

domingo, novembro 05, 2006

Portugal em Guerra

Continua a chegar armamento a Portugal. Aparentemente num país em grave crise financeira, a prioridade parece ir para o armamento. Curiosamente o material vem todo em 2ª mão.
.
O Exército português vai comprar à Holanda 37 carros de combate Leopard 2A6, um dos mais modernos e eficazes equipamentos do género actualmente ao serviço de diversas forças armadas europeias.
.
Estes tanques com 62 toneladas e uma peça de 120 mm deverão substituir os cerca de 100 M-60A3 presentemente em utilização na Brigada Mecanizada, já com várias dezenas de anos e sem modernização possível.
.
O grande trunfo deste carro de combate é a blindagem de terceira geração – uma liga de materiais compostos que lhe permite ser um dos mais protegidos tanques do Mundo. A versão que deverá equipar o Exército tem um canhão L55 de 120 mm de alma lisa, com um grande alcance e capaz de disparar munições perfurantes ou explosivas.Ainda não se sabe quando os tanques em segunda mão – embora estejam em perfeitas condições, já que foram modernizados em 2001 – vindos da Holanda possam chegar, nem o seu custo previsto é por enquanto divulgado.
.
O ministro da Defesa Nacional, Nuno Severiano Teixeira, assinou na Holanda, o contrato de compra de duas fragatas para a Marinha portuguesa no valor total de 240 milhões de euros.
A chegada das fragatas está prevista para Dezembro de 2008 e Novembro de 2009. Os dois navios vão substituir as fragatas da classe João Belo.
.
As fragatas classe M, produzidas nos anos 90, na Holanda, são navios de tecnologia moderna (!!!) e com capacidades de guerra anti-submarina, anti-superfície, antiaérea, podendo ainda participar em operações de luta antiterrorismo. Os navios adquiridos vêm substituir as duas fragatas ainda operacionais da classe "João Belo", ao serviço da Marinha portuguesa desde 1967.