The Chaparro Shadow

The Chaparro Shadow.

domingo, novembro 26, 2006

Temporal em Portugal

*


A estação do metro do Rossio, em Lisboa, está fechada e foi preciso uma barreira de sacas de areia para impedir a entrada das águas. Ao início da noite, a rua das Portas de Santo Antão, em plena Baixa, está completamente inundada e, a oeste da capital, a Calçada de Carriche já foi cortada ao trânsito.

A linha de Caminho de Ferro do Oeste ficou inundada, junto a Estação do Bombarral
São os efeitos mais visíveis do temporal que está a fustigar o país desde esta madrugada. As rajadas de vento, algumas com 120km/h, e a chuva estão a provocar engarrafamentos, acidentes de viação, estragos em viaturas, queda de árvores, de barreiras e de painéis, formação de lençóis de água e inundações em vários distritos.

Em Lisboa e no Porto o trânsito está caótico, e em algumas ruas os condutores estão impedidos de sair devido à água que já atinge as portas dos veículos, pela altura das fechaduras. Por exemplo, na Invicta o túnel da Rotunda dos Produtos Estrela está encerrado ao trânsito.

A situação mais dramática vive-se na Lourinhã, obrigando ao encerramento de escolas e lojas, corte das vias de acesso, incluindo a Linha do Oeste. No centro da vila, a água atinge um metro e meio de altura, com os barcos a substituir os carros. O Rio Grande transbordou, já que as marés vivas estão a impedir o escoamento normal das águas.