The Chaparro Shadow

The Chaparro Shadow.

sábado, dezembro 09, 2006

Costa da Caparica em Perigo

O avanço do mar nas praias a norte da Costa da Caparica destruiram diversos bares e estão a colocar em risco a população.

O Instituto Nacional da Água vai colocar areia nas praias do Norte da Costa da Caparica a partir de domingo para evitar o avanço do mar e proteger as habitações e bares, informou o Ministério do Ambiente. A governadora civil de Setúbal, Teresa Almeida, alertou quinta-feira para o "perigo eminente" do avanço do mar nas praias de São João provocar a ruptura das dunas e atingir habitações e estabelecimentos comerciais da zona.

Desde então, as dunas têm resistido à preia-mar, mas já perderam mais de dez metros de areia. Um assessor do Ministério, Joaquim Cale, disse hoje à Lusa que o INAG está em alerta permanente e que a reposição de areia no cordão dunar das praias de São João será efectuado "assim que as condições climatéricas o permitam".

O assessor rejeitou a possibilidade de colocar pedras para proteger as zonas em perigo, hipótese sugerida pelo presidente da Junta de Freguesia e pelo dono de um bar que está em perigo de derrocada, visto que o INAG considerou que essa solução iria "agravar ainda mais a situação".

O dono do "Bar do Búzio", que está em perigo de derrocada, louvou a decisão do Ministério do Ambiente, mas afirmou recear que "as obras sejam fogo de vista" e que o seu bar não seja contemplado nesta acção de intervenção.

O concessionário disponibilizou-se para repor areia ou pedras na zona em frente ao seu bar "por conta própria", mas foi informado de que isso só seria possível com a autorização do INAG.

Contactado pela Lusa, o presidente da Junta de Freguesia da Costa de Caparica, António Neves, referiu que a intervenção será feita entre o "fim do paredão e o primeiro bar da praia, o 'Bar do Búzio'", mas garantiu que as obras de reforço dessa duna irão evitar que o mar avance até ao bar.

Entretanto, a Protecção Civil tinha anunciado para hoje um estado de alerta permanente, que teria o seu auge entre as 17h00 e as 18h30 de hoje, altura em que a maré cheia, conjugada com o mau tempo, poderia fazer o mar galgar as dunas e atingir o parque de campismo do Inatel, que chegou a ser evacuado.

Segundo António Neves, a mudança de direcção do vento evitou o pior, fazendo com que "a ondulação não atingisse o que estava previsto". No entanto, reiterou que o cordão dunar da zona do parque de campismo "está muito deteriorado".

Na passada quinta-feira, o autarca tinha defendido que a extensão das obras de remodelação dos esporões seriam a "solução ideal para o problema". No entanto, e depois da análise feita pelo INAG, António Neves diz-se "crente nos especialistas" e esperançado que esta seja "a melhor solução".