The Chaparro Shadow

The Chaparro Shadow.

sábado, dezembro 30, 2006

A Independência da Flandres ou da Madeira

*




A cadeia de televisão belga RTBF interrompeu ontem a sua programação para anunciar que "a Flandres proclamou a independência", "o rei deixou o país" e "a Bélgica já não existe", num exercício de ficção política que fez disparar as audiências. As comparações com a Madeira são óbvias e qualquer dia alguma rádio ainda fará a brincadeira.

Muitos dos telespectadores ficaram convencidos com as imagens dos directos — reportagens em eléctricos bloqueados na "nova fronteira" e reacções de personalidades políticas belgas a congratularem-se ou a denunciarem a proclamação unilateral da independência pelo Parlamento flamengo.

Na emissão, que recriou à sua maneira a Guerra dos Mundos, de Orson Welles, a RTBF apostou em "pôr na praça pública o debate que anima todos os belgas".

Em 1938, a adaptação à rádio por Orson Welles do romance "A Guerra dos Mundos", de H.G. Wells, provocou o pânico nos Estados Unidos, com milhões de norte-americanos a acreditarem realmente que a Terra tinha sido invadida por marcianos.